Com o intuito de fomentar a cultura, através do teatro, a Sociedade Cultural e Folclórica OKTOBERTANZ, de Santa Cruz do Sul, que já tem seu respeito em todo o Sul do Brasil pela Dança Típica Alemã, a qual é um dos motivos de sua gloriosa existência de 25 anos, completados neste ano de 2011, proporcionou aos associados e comunidade em geral uma oficina de teatro na sede da Sociedade, que é a BierHaus, localizada no Parque da Oktoberfest em julho de 2010. Tendo a diretoria desta querida Sociedade recebido o convite para encenar a abertura da 26ª Oktoberfest de 2010, com o tema da mulher na colonização alemã até os dias atuais, onde o grupo ainda sem um nome de trabalho, voluntariamente e amadoramente fez sua primeira aparição em público desenvolvendo seu aprendizado nas artes cênicas. Já no ano de 2011 com nome já definido como Grupo Teatral Cara & Coragem, iniciou seu desafio de apresentar uma peça teatral completa(Sonoplastia, texto, luz, figurino e cenário) e no dia 19 de março, fazendo sua parte solidária e de responsabilidade social, em nome da Soc. Cult. e Folc. OKTOBERTANZ, apresentou na sede, tendo por ingresso, um quilo de alimento não perecível doado à Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, a peça " ERA UMA VEZ NO REINO DA IGNORÂNCIA".
Sinopse da peça:
No início de um baile de máscaras, organizada pela Rainha Ignorância, eis que surge um peregrino. Este representa cênicamente todos nós que vivemos pela própria ignorância, envolvidos por sentimentos de ódio, vingança, inveja, mentira, orgulho, ambição e desequilíbrio mental. Estes sentimentos também saidos da imaginação do personagem principal da peça , interagem com ele, travando uma busca incessante para dominar-lhe. Mas esta estória, também tem final feliz! Pois mesmo sendo torturado mentalmente pelos sentimentos ruins, o peregrino apodera-se de seu livre arbítrio, para dizer um basta a tudo aquilo e combatê-los, expulsando-os primeiramente de sua mente, recuperando o seu equilibrio e convidando os bons sentimentos e atitudes saudáveis a restaurar-lhe as energias do bem viver, através da personificação do amor, da coragem, da verdade, da harmonia, da humildade e da saúde com qualidade de vida. Desta forma, a peça teatral passa a mensagem de que depende só de nós, querermos mudar para sermos felizes, pois, como habitualmente e corretamente se diz : Querer é Poder e Conseguir!
Já no dia 26 de março de 2011, apresentou esta mesma peça, com entrada franca, aos apreciadores e participantes das 27 horas ininterruptas de Teatro que aconteceu simultaneamente em vários pontos da cidade de Santa Cruz do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário